Coordenador : Regina Kubrusly
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 391301.2206.269248.30052023
Departamento/Setor: MFL
Área Temática : Educação
Tipo: Programa
Publico Alvo : Universitários de dentro e de fora da IES. Jovens em ambiente escolar. Professores de escolas publicas e privadas interessados no tema. Pais de adolescentes que estão interessados em conhecer o tema.
Local de atuação: Todas as atividades propostas serão virtuais.
Objetivo
Como objetivos deste programa estabelecemos: 1. Manutenção do site e redes sociais do programa 2. Linhas de pesquisa dos laboratórios participantes do programa 3. Artigos Científicos e teses desenvolvidas pelos integrantes 4. Divulgação das parcerias nacionais e internacionais do programa, com grupos de pesquisa em dependência química. 5. Divulgação de eventos científicos e palestras na área de dependência química, 6. Apoio a eventos promovidos pela universidade como UFF nas praças através com divulgação do site de videos sobre os riscos do abuso de drogas na população escolar e universitária. 7. Participação em encontros científicos locais e ou regionais oferecendo notoriedade ao programa e dados do alcance do número de pessoas com as ações do programa. 8. Elaboração e discussão através de eventos ao vivo tanto remotos quanto presenciais.
Resumo
O presente programa de extensão visa integrar e divulgar as ações de pesquisa desenvolvidas no Laboratório de Neurofarmacologia da UFF (que está vinculado a REDE saúde em Dependência Química do Estado do Rio de Janeiro, apoiada pelo Edital-FAPERJ 2019) com a comunidade acadêmica e não acadêmica através de interação virtual. Esta interação será realizada por um site, que abrigará o conteúdo de diversas ações promovidas pelo programa. Nesta proposta extensionista haverá interação de atividades de pesquisa desenvolvidas no laboratório de neurofarmacologia, chamada para conferências, eventos, simpósios, divulgação de trabalhos científicos, informação de prevenção ao uso de drogas assim como, os avanços no uso da cannabis medicinal no país e no mundo. Este programa também estará devidamente conectado à redes sociais de ampla divulgação para a comunidade em geral. Além disso, propomos estabelecer vídeo-aulas que possam alimentar estas redes, e divulgar a conscientização para conhecimento e prevenção do abuso de drogas na população jovem do meio acadêmico universitário e fora dos muros da universidade. Estas vídeo-aulas terão uma linguagem fácil, objetiva e atual. Para mediar interação entre comunidade científica e não científica, estabeleceremos dentro do site, um fórum de discussão sobre Educação que incluirá temas relacionado a abuso de drogas na adolescência, abuso de medicamentos para fixação de conhecimento, assim como, relação de abuso de drogas lícitas com distúrbios comportamentais na escola e na família.